segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PARA O ANO NOVO


By Suzana Guimarães


Treinarei mais a língua inglesa e o jiu jitsu. Comerei mais frutas, mais peixes de água salgada, tudo que tenha iodo, e aprenderei a gostar de tofu. Caminharei na praia, assim como fazia anos atrás. Estarei mais vezes no meu lugar sagrado. Selecionarei melhor os amigos. Ouvirei e obedecerei meu coração, um sábio que eu vivo a desprezar. Voltarei a deitar-me no sofá da sala, para assistir aos filmes que gosto, e também para o nada. Acenderei mais velas. Farei o meu segundo mistério profundo. Terei mais rituais, visitarei templos. Passarei a ver melhor para ter certeza; deixarei um pouco de lado meu jeito distraído, nem que para isso, eu largue tudo só para ficar olhando, para fora. Farei então dos meus olhos, câmera fotográfica. Voltarei a bronzear-me e a pintar as unhas das mãos, em casa. Lerei a pilha de livros que ganhei e comprei. Levarei meu carro para o lava-jato, pelo menos, uma vez por mês. Voltarei a contemplar as noites. Tocarei o meu mais sagrado sonho e farei isso várias vezes, para ter sempre a certeza do milagre. Não comprarei presentes para quem não os quer ganhar. Morderei a minha língua, mas não darei corda aos imbecis. Cozinharei somente para os meus eleitos. Estarei bastante ausente para muitos, porém, sempre presente em minha lista de prioridades. Vou parar de desenhar para os outros entenderem, nunca fui boa em desenhos, com isso pouparei-me de muita chateação. Vou emagrecer três quilos. Conhecerei três lugares diferentes e vou pedir a Deus, todas as manhãs, três vezes seguidas, para livrar-me do mal, da inveja e de gente ignorante. Vou ser eu, ser individual, e, para garantir tudo isso, já comecei o treinamento, neste dezembro, dez.

Suzana Guimarães