sábado, 12 de junho de 2010

XVII - Novembro de 2005

“Fico pensando em você. Será que você perdeu mesmo os melhores anos da sua vida, ou melhor, os anos em que a gente faz as maiores escolhas que vão se refletir mais tarde em nossas vidas? Você é inteligente e perspicaz, pega as coisas no ar, adivinha o pensamento das pessoas. E diz na lata como são as coisas. E acerta. Você era uma das melhores, principalmente em Direito Penal. O que você poderia ter feito se não fosse esta doença?"


     Eu lhe respondi? Acho que não. Relendo nossa correspondência, encontrei este e-mail. Deixei de responder a certas perguntas porque não sabia o tanto que você pretendia me entender. Quando você abre uma janela, fecha uma porta. Quando abre uma porta, fecha a casa toda.
     Você já ouviu falar em ferida pessoal, aquela que ninguém vê, mas que sangra por dentro? Eu já me fiz a sua pergunta milhares de vezes. Sabe a Boceta de Pandora? A doença foi a própria. Foi a origem de todos os males. E, acrescento, todas as bondades também, porque eu realmente não sei o que foi bom, o que foi mau, o que poderia ter sido ou não, quem eu poderia ter sido, quem eu poderia ter escolhido para marido ou para amigo, quem eu perdi, quem ganhei, o que paguei, se é que paguei, o que deixei de ganhar, o que ganhei em troca, o que poderia ter sido eu.

3 comentários:

  1. Mesmo sem querer consegue me tocar no fundo da alma.

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão de ficar incrédula sobre o poema de Bruna Lombardi, também fiquei, daí nada melhor que o google para tirar nossas dúvidas. A semelhança é incrível. Picasso já dizia que Bons artistas copiam, Grandes artistas roubam.Veja só:

    Alta Tensão
    eu gosto dos venenos mais lentos
    dos cafés mais amargos
    das bebidas mais fortes
    e tenho
    apetites vorazes
    uns rapazes
    que vejo passar
    eu sonho
    os delírios mais soltos
    e os gestos mais loucos
    que há
    e sinto
    uns desejos vulgares
    navegar por uns mares
    de lá
    você pode me empurrar pro precipício
    não me importo com isso
    eu adoro voar.
    (Bruna Lombardi)

    "Gosto dos venenos os mais lentos!
    As bebidas as mais fortes!
    Dos cafes mais amargos!
    E os delirios mais loucos.
    Voce pode ate me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
    E daí
    eu adoro voar!!!"
    (Clarice Lispector)

    ResponderExcluir
  3. Valéria! O texto da Clarice Lispector, eu conheço, mas o da Bruna Lombardi, eu não conhecia. Apenas li o trecho que seu amigo escreveu para você. Por isso, eu pensei que poderia ser mera coincidência. Mas, agora, lendo o poema todo da Bruna Lombardi vejo que é mesmo cópia. Nossa, ela copiou várias frases. Teve a cara de pau de mudar uma ou outra palavrinha. Fiquei chocada! Não esperava isso dela! E ela é muito inocente. Ninguém sabe dela como poetisa. Mas a Clarice... ah! essa sim é outra história. Bjs! Gostei da sua resposta. Gosto de pessoas iguais a você. Você é linda!

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.