terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A TI, IEMANJÁ

fotografia, por SCG


Depois que li as cartas, eram duas, decidi, "amanhã, amanhã, farei silêncio". Igual fazia nos tempos da escola de freiras, numa cidade do interior de Minas Gerais. Um dia todo falando o mínimo possível, e, se possível, falando nada. Eu, sempre tão lotada de palavras e risos, eu bem que gostava daquilo. As colegas, algumas freiras e eu íamos todas para a mata do colégio, para meditar, naquela idade, para mim, fazer nada. E eu gostava muito daquilo, apesar de todos os meus excessos.


Depois do já prometido para mim mesma, tomei meu banho, espécie de descarrego, às vezes bom, às vezes ruim, hoje, foi silencioso, simplesmente silencioso.


Depois do já prometido, abri o "laptop" para desligá-lo. Por vício, rolei as atualizações dos amigos. Encontrei uma postagem do meu amigo Lu Cidreira (clica aqui), prestando homenagem à Iemanjá.


Lembrei-me do meu texto (clica aqui), lembrei-me das duas cartas, cada uma com seu peso de silêncio. E eu tão sempre lotada de palavras, estou sem nenhuma. Iemanjá passou feito vento ligeiro, espirrou perfumes em mim, espiou as cartas, seguiu adiante, deixou-me com a certeza de que amanhã (quase hoje aqui, já amanhã no Brasil) é dia de retiro, dia de silêncio no colégio das freiras.


Suzana C. Guimarães



9 comentários:

  1. Passar muito tempo calada, nossa!
    Lembrei de um cursílio que participei em Aldeias-PE, tiva algo parecido na primeira noite, intitulado como noite do silencio, pode?Rs... foi complicado, ainda bem q eu estava de banzo, daí não tava fazendo muita quest~]ao em falar, mas eu no meu normal, teria sofrido. Rs

    Beijo e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  2. Tenha um bom dia Azulado.
    Beijos Blue

    ResponderExcluir
  3. [uma brisa desconhecida que sinto,
    força a passando rente ao mar da pele.
    no entanto,
    não deixa de ser uma brisa...]

    um imenso abraço,

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim o silêncio é minha benção, é minha melhor dádiva. Gosto de estar aqui em meio as minhas ausências. Juro que hoje eu gostaria de escrever um poema, mas não tenho palavras para tal. Meu poema é essa paisagem molhada com cores adversas e uma poesia que talvez só eu mesma conheça. Ler cartas é meu maior prazer. Adoro sentir cada palavra ainda que não seja pra mim. Por um breve momento é como se fosse...
    bacio e que o silêncio faça carinhos em seus temporas.

    ResponderExcluir
  5. Luz e o mar de Iemanjá.
    No meio de gente.
    No meio das flores.
    Alguns pedidos amores.
    Outros por devoção em união.
    Você Su, recordação.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Me sinto honrado em ter recebido seu convite para participar do seu Medo de Suzana e de ter meu modesto espaço (link) mencionado por você.
    Realmente o dia (02/02) passou sereno e calmo, talvez por ter sido o dia da nossa entidade maior das águas, mãe Iemanjá.
    Odoyá Yemanjá!
    Agradeço de coração
    Ah, e a imagem postada aqui é uma das mais bonitas que já vi e combina muito bem com assunto.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Linda amiga, compartilho contigo a frase do dia, que recebo de minha amiga-irmã e que tem tido o zelo/amor de cuidar para que minha alma ganha a leveza, que outrará teve.

    "a mensagem cristã não significa buscar um porto seguro onde ancoramos para repousar. Mas é um chamado para irmos ao mar alto, para enfrentar as ondas perigosas. E não pedimos a Deus que nos livre das ondas, mas que nos dê força e coragem para enfrentá-las"
    (é parte de uma entrevista do Leonardo Boff)

    Ótimo fim de semana!!!! bjs no coração e um fraterno abraço. Cris/Kika

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.