terça-feira, 10 de agosto de 2010

EU SOU UMA MULHER




(SCG - arquivo pessoal)
   
                                                            
                                                             por Suzana C. Guimarães


Eu sou uma mulher que anda por ruas, avenidas, planícies... cujo corpo, eu posso abandonar em pleno cruzar de uma esquina, ao esperar um semáforo mudar de cor, ao caminhar à beira mar. Eu sou uma mulher de antenas, você não as pode ver, nem eu, mas sei que existem, pois são elas que me guiam ou mesmo me desvirtuam, mas depois acertam o caminho. Eu sou uma mulher que ama a si mesma. Eu sou um presente de Deus para mim mesma. E esse presente, eu preservo, amo, zelo.

Os meu pés, eu cuido. Hidrato. Massageio. As unhas sempre tão lindas! Porque eles são tudo o que tenho para me locomover. Eles me sustentam numa dança ou diante da espera, eles me suportam em tamanha maestria mais que qualquer um poderia fazê-lo. Eles caminham por mim e quando reclamam apenas imploram por leve toque das minhas mãos.

As minhas mãos... Ah, minhas mãos! Tudo o que há de mais belo em mim! Elas tocam peles, cabelos, alimentam. Elas batem, cuidam, acariciam. Elas escrevem cartas de amor ou desamor, assinam destinos, enxugam as minhas lágrimas, percorrem meu corpo, buscam a Deus nas madrugadas. As minhas mãos... elas falam, elas são gentis, possuem ar de madame por tão longas, finas, gestuais! Eu as hidrato, eu as banho em águas de rosas. Elas acenam adeus, elas enviam beijos, colhem flores e tiram os espinhos que me furam. Minhas mãos recusam beijos.

O meu tronco. O meu tronco às vezes se enverga muito, mas sempre me lembro do que passou e o levanto com rapidez e força. Eu sou uma mulher que anda por aí, por aqui, de cabeça erguida, alheia aos passantes, absorvida pela vida. Eu sou uma mulher que ama a si mesma; o meu passo é leve, sem pressa, mas eu não sei achar nada, só tenho certezas ou dúvidas.

Meus braços já não suportam mais tanto peso, mas recebem e se entregam. E, nos dias de solidão, eles me abraçam, embalam-me docemente, feito a um bebê e a minha voz surge soprando cantigas quaisquer. Os meus braços já quiseram abarcar o mundo, mas hoje aceitam o inevitável e o inquestionável.

Meu sexo me dá prazer, me deu crias, me deu dores, mas acima de tudo é o que carrega a esperança e a certeza de que o amanhã pode amanhecer bem melhor.

Minhas pernas me levam, se entrelaçam em outras pernas, mas principalmente se apertam em mim quando sento e choro, quando me deito e anseio o feto. Minhas pernas lembram-se de mãos, recordam pensamentos perdidos na maciez, aqueles minutos que nada dizem, nada dizem. Minhas pernas me guiam numa forma que nunca ninguém ousou fazê-lo.

Minha barriga, ah, minha barriga! Quantas vezes cortada? Quantas vezes crescida, inchada, doída? Minha barriga conta minha história que iniciou no umbigo, pariu outros e recebeu toques leves de mãos sedentas. Minha barriga possui a fome do mundo e a minha, a fome que comida nenhuma sacia.

Meu olfato, minha audição, minha língua, minha pele, meus vãos... amo tudo isso pois é tudo o que realmente possuo. Nada mais tenho além do meu corpo, exceto a alma que paira por cima, ao lado, ao redor.

Eu sou uma mulher que anda por aí, por aqui, e outras mulheres olham e admiram ou invejam. Eu sou uma mulher que caminha com prazer no andar e os homens amadurecidos são sempre tão gentis e me olham com olhos gulosos. Sabem que existo, imaginam quem sou eu . Eu sou uma mulher que os meninos admiram, aguam. Eu sou uma mulher que caminha e os mais velhos cumprimentam. Os tolos assobiam.

Eu sou uma mulher que enxerga muito além do permitido, pois, vejo através da janela do universo. E isso me eleva e isso me atira ao chão. Eu sou uma mulher que sonha. Eu sou uma mulher que tem urgência constante de interpretar cada sonho bem ou mal sonhado, mas que nem sempre consegue. Sim, sou eu uma bruxa! Aquela que predestina.

Vivo dentro da roda e cheiro a perfume de melancia. Eu sou uma mulher completa em si, algumas belezas nem sempre concretas, desvãos, defeitos e segredos, celulite, cicatrizes e manchas, mas que sabe que tudo lhe pertence e a ninguém dá nada, só troca.

Eu sou uma mulher que pode lhe tocar de leve, pedindo colo, ou então, puxar a toalha da mesa, ou o tapete, aquele mais próximo a você, para alcançar o meu objetivo tolo de fazê-lo sentir igual a mim. Porque eu sou uma mulher que não se importa de ouvir verdades. Eu sei que todos nós as temos. Mas eu passei a vida sonhando com pessoas que rasgassem as minhas fotos, picassem as minhas cartas, gritassem para mim o tanto que estavam magoadas comigo, só para eu ter o direito de me defender, só para eu ter o prazer de ver alguém totalmente despido.

Eu sou uma mulher que anda por todos os cantos, recantos de almas, esconderijos secretos. Eu sou uma mulher que já pressentiu a morte várias vezes, mas fez pacto com ela. Eu sou uma mulher filha de Deus. Eu sou uma mulher que grita bem alto para que Ele me atenda, mas que também sussurra implorando compaixão.

Eu sou uma mulher que pensa, pensa, pensa tanto e ferve tanto e espera tanto e fala tanto e sente tanto que é preciso tempo e vela para se reorganizar, se entender, mas durante anos, quis ser apenas bem centrada, bem controlada e fria, pois eu não queria pensar e não podia sentir.
Descobri que personalidade nasce junto e não há como se desgrudar dela, mas falar, alivia, e esperar é um vício bom.

Eu sou uma mulher tão assim assumidamente mulher porque me deram um livro para eu ler, numa língua que eu desconhecia e me deram um tempo curto, muito curto para decorar cada vírgula, cada frase, cada passagem à qual eu passaria.

Eu sou uma mulher que quando morrer será cinza. A cinza de alguma flor. A flor de alguma cinza.

17 comentários:

  1. Você, "mulher que anda por todos os cantos, recantos de almas, esconderijos secretos", sem querer (ou será que foi de propósito?) me deu o maior susto quando apareceu entre os seguidores do DS. Jurava que você já estava lá. É que mesmo antes da Anga tornar-se sua seguidora eu já conhecia os seus blogs. E de uns tempos pra cá, nos habituamos a encontrar você entre os seguidores ou comentando em alguns blogs que freqüentamos (no da Sil, principalmente).

    Bem, agora tá tudo mais equilibrado: a Anga no Contos da Lily e você no Desinformação Seletiva. Porém, como não gosto de nada muito equilibradinho, entrei de seguidor aqui. Mas morrendo de medo de Suzana, essa mulher capaz de "puxar a toalha da mesa, ou o tapete", para alcançar o objetivo "tolo" de fazer alguém sentir igual a ela...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahh Lily...
    me deu texto pra megulhar em voce o dia inteiro...
    talvez eu volte ao mar
    so por sua causa hoje...
    Mas volto aqui a tardinha
    quando a calma me invadir a alma.
    Hoje posto nesse blog em que deix o endereço aqui:http://ob-servandoeab-sorvendo.blogspot.com/2010/08/adoro-repostagem-assim-terca-feira-12.html
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  3. Você é apenas uma mulher!

    Mulher (lagarta) que virou (borboleta).

    Voeeeeeeee Suzana, voe!!!
    O mundo lá fora te chama!!!

    Um abraço e um beijo meu!

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzana!
    Olha, eu sei que essa mulher você, mas ler o seu texto me fez sentir orgulho de ser mulher também! Lindo texto! Acho que nunca li algo tão delicado, real, que mostrasse essas belezas de ser mulher... Como você mesma disse algumas belezas inclusive nem sempre concretas!
    Gostei muito do texto! Muito mesmo!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Michelle,

    Sim, a mulher sou eu, mas eu fiz o texto para você e para todas as outras mulheres.

    Foi você quem me inspirou. Veja aí no comentário que fiz sobre a sua publicação DEFEITOS (6 de agosto), veja aí de onde surgiu a vontade de falar de SER, principalmente de SER MULHER.

    Obrigada! Vou inclusive deixar este meu comentário que faço agora, postado lá no meu Blog.

    Você é muito linda!

    ResponderExcluir
  6. Suzana, demorei tanto hj vim aqui, dor de cabeça e sono e cansaço...Por isso, deixo-te um poema de Bruna Lombardi e nele ela dirá o que eu diria (ou não?):
    "Uma mulher caminha nua pelo quarto
    é lenta como a luz daquela estrela
    é tão secreta uma mulher que ao vê-la
    nua no quarto pocuo se sabe dela
    a cor da pele, dos pêlos, o cabelo
    o modo de pisar, algumas marcas
    a curva arredondada de suas ancas
    a parte onde a carne é mais branca
    uma mulher é feita de mistérios
    tudo se esconde: os sonhos, as axilas, a vagina
    ela envelhece e esconde uma menina
    que permanece onde ela está agora.
    O homem que descobre uma mulher
    será sempre o primeiro a ver a aurora."
    (Uma mulher)
    Paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Lily,

    Se eu tivesse poderes lhe daria o Minitério da Mulher..rs

    Você, com este texto delicado deu voz a muitas mulheres que não ousam pensar em tantos detalhes ou se quer pensa nos seus membros de uma forma assim tão distinta e bela,
    fiquei impressionada com o que li e ver a força que existe impulsionando cada palavra escrita,

    muito bom, amiga!Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Lily querida!

    Ahhh, não é tristeza não minha linda!
    Fiquei a manhã toda no soro hj (PS).
    Ando acostumada rs.
    Quando não são minhas crises de enxaqueca, são outras coisas.
    Hoje, pelo visto foi visícula.
    Uma dorrrrrrrrr que eu não desejo que ninguem passe.
    Mas to firme e forte.
    Uma rocha (Como diz minha filha).

    Beijoooooooooooo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Suzana...
    Tu és, claramente, este teu lindo texto o diz, a mulher que eu seria, ou, ao menos, a que gostaria de ser, se mulher eu fosse...!
    GK

    ResponderExcluir
  10. Lily,
    Tenho certeza que fragmentos deste texto serão (ou poderão) ser usados por muitas mulheres...
    Dádiva sua, poder usá-lo inteiro.

    Que bela paisagem é você!


    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Perfeeeeeeeeeeeito demais..
    Parabééns Suzana..
    Estou seguindo você =)

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Suzana!! queria dizer que aqui é realmente encantador. Li alguns posts e adorei, voltarei mais vezes pra ler o restante. Bjos!! Boa nOIte!

    ResponderExcluir
  13. Suzana,
    Este é um dos textos mais lindos que já li.
    Você com certeza encarna a alma e o sentimento unico de ser mulher por inteiro....e gosta disso.
    Mulher feminina...mulher fortaleza...
    Este texto certamente exprime com clareza o que toda mulher gostaria de serdizer.
    parabéns

    ResponderExcluir
  14. Suzana....estou pasma.."comendo" seu blog!Que fantástico...histórias muito parecidas de voida...MULHER GIGANTESCA, ENORME, maravilhosa, corajosa!Que alegria ter "te encontrado"...às vezes aco a internet "maldita"...mas tantas outras vezes acho BENDITA!
    BENDITA a MULHER que é!!
    Claro....passo a lhe seguir aqui também...e agora,, com muita calma, vou te ler...e ler...e ler...e ler!!!

    Muito, mas muito prazer mesmo!

    Beijo em seu coração!!!!

    Bia Maia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Li e adorei !
    Sensacional !
    Quando você escreve, ensina, quando eu leio, aprendo.
    Parabéns !
    bjs

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.