segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A VOCÊ


arquivo pessoal


A você que por aqui passou, ficou, me leu, me lê. A você que não me leu, fingiu não leu, comeu e bebeu minhas palavras... A você que por aqui passou e me amou, em silêncio, escandalosamente, ou não, a você que aqui veio para descansar, se encontrar, se perder de vez ou somente saber de mim, matar curiosidade. A você, que por você, eu nem quis ter globo em casa, girando, para que você se sentisse à vontade, não vigiado, não controlado. A você que eu dei asas, a você que preencheu minhas lacunas, equilibrou meu desequilíbrio tolo, a você que me deu palavras, que jorrou letras com aguardente em minhas entranhas, que me enlouqueceu e me curou. A você que conheci por que aqui passou, e que cumpriu nosso destino. A você que não me quis, mas retornou dezenas de vezes, a você que me quis, num misto de querer e desgosto, a você que acrescentou sorrisos na agenda da minha alma, que se deu sem medidas ou contou, um para você, um para mim. A você que nada escreveu, nada berrou, mas eu li e ouvi. A você que me busca feito amiga ou alguém de tantas vidas...

fique em paz, esteja em paz, sinta conforto na virada do ano.

Confesso, não gosto dessa época, para mim não haveria dia no mundo para se comemorar, principalmente por obrigação, mas sim, haveria, teria que haver comemoração diária. A festa para mim é hoje, a hora é agora. Não espero os convidados chegarem, como e bebo muitas horas antes, a partir do momento em que entrego meu espírito para a festa.

A você, meu carinho, meus votos de que o ano que está chegando seja o palco, a pista, o caminho para a tua melhor valsa, luta, dança.

                                        Suzana C. Guimarães


Nota: mesma publicação, na mesma data, em Contos de Lily.

31 comentários:

  1. Oi Suzana,
    Também não acho que deva haver uma data marcada para ser celebrada. Minha festa é agora, meu presente é o "presente".

    Dias felizes pra vc !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Epa não vou repetir o que escrevi no outro, mas ficas já a saber que não te desejo nada... A não ser claro paz, muita paz.

    ResponderExcluir
  3. Já passei no Conto e aqui estou pra deixar mais abraços....

    Beijos Su-su!!^^

    ResponderExcluir
  4. Suzana, e me reconheço, em alguma medida, em cada uma das possibilidades que você aventou. Eu, que apago e acendo, me vi subindo e descendo, sorrindo e doendo, sedento e bebendo, faminto e comendo, sido e sendo, morrido e renascendo, frenético e recolhido, patético e rejuvenescido...
    Ler você é embriaguez certa, é pular a cerca do marasmo e embrenhar-se no sem fim de perigos e imprevisibilidades, de que a vida é feita.
    Muita vida em sua vida, muitas palavras nômades em suas mãos, que transitem por este espaço e daqui para nossos olhos agradecidos.
    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Suzana!

    Espero sinceramente que na minha ânsia de acertar eu possa de fato acertar...
    Ja errei demais... agora preciso errar e me fortalecer em outras esferas...
    Essa época do ano apesar de achar linda, é uma época solitária, melancólica... Mas que tem o poder de renovar minha esperança...

    Beijão...

    Meu desejo pra vc é simples, desejo apenas o melhor de tudo!

    Deus abneçoe e te conserve!

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto!!!
    Amei!

    Retribuo os desejos em dobro pra você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu vou fazer coro ao seu texto. Não gosto do natal e da multidão que se aventura em lojas comprando coisas por obrigação e dando a você como se fosse a coisa mais importante do mundo. aff
    Prefiro celebrar a estação do ano e abraçar o tempo e espaço que se manifesta na minha matéria viva que busca pela continuidade no dia seguinte. Livre e liberto de tempo e espaço.

    Menina, acaba de me ocorrer, vou escrever uma missiva pra você...

    ResponderExcluir
  8. Queridos,

    Quero lhes dizer que escrevi o texto acima com a intenção de tocar um por um, individualmente. Escrevo para satisfazer a mim mesma, numa espécie de exorcismo, me cansei das palavras circulando dentro de mim, presas, loucas para encontrarem uma saída. Entretanto, isso eu poderia fazer em silêncio, escondida em minha casa, guardando tudo nos arquivos do meu computador. Se hoje estou aqui, jogando aos ventos meus textos é porque vocês existem na minha vida. No início, para mim, era tudo virtual, mas deixou de ser e isso faz tempo. Não é virtual, é real. Nós existimos, somos de carne e osso, choramos, rimos, temos ânsias de desespero e de desejo. Somos gente e não uma extensão da máquina. Apenas sofremos limitação física, não podemos nos tocar, mas, se vivos estamos, até para isso há solução.

    Obrigada pelo carinho, obrigada.

    Beijos a todos,

    Suzana

    ResponderExcluir
  9. Suzana minha querida!

    Que lindo o que escreveu aqui!
    Saiba que uma de minhas alegrias em 2010 foi ter lhe conhecido...e depois mais um pouco e mais um pouco ainda!
    Gosto de você e da história de sua vida!Temos muitas semelhanças, somos fortes, nos damos o direito de sermos fracas, temos sangue quente, temo VIDA, colocamos a nossa cara para bater, conversamos, rimos , choramos, escrevemos, ouvimos e assim vamos vivendo esta deliciosa vida ...
    Sim, desejo especialmente à você tudo de bom, de melhor, um ano novo cheio de mais calma, de mais respiração, de mais amor ainda, de mais equilíbrio e de mais fé...fé em você mesma, uma mulher grande, fantástica, que se supera à cada dia!
    Amo você lá no meu OLHAR, amo saber que entrou em minha casa e assim espero que a gente continue...e quero poder logo estarmos juntas pessoalmente, OLHANDO DENTRO DE NOSSOS OLHOS!

    Gosto muito de vocÊ!
    Sinta-s e docemente abraçada, menina linda!!!

    Bia

    ResponderExcluir
  10. Ah, fiquei esperando tu dizer: !e pra você que chegou no finalzinho" e tal.

    Desejo felicidades infinitas pra ti, querida, em 2011! Muita saúde - nem gripe tu não vai pegar ano que vem! Dinheiro pra caramba - tu vai ter que me dar um pouco de dinheiro, pois terá demais! E paz, muita paz - tu vai ter tanta paz, guria, mas tanta paz, que vai querer passar as férias na faixa de gaza, só pra curtir uma guerrinha básica.

    Um abraço! Feliz Natal! Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  11. Su, a primeira linha do comentário me fez rir, lembrou-me de exposições que ao pé da tela tem uma nota explicativa sobre a pintura “surrealista”, ainda que não fosse uma parte pra mim iria vestir o chapéu, alias iria enterra na cabeça.
    Mas olha falando sobre a data natalina eu já estou de fato a vivenciar no dia a dia durante o ano todo, no dia 24, véspera meu irmão nasceu, então virou uma “certa” tradição família toda se reunir pra abraçá-lo e já virar a meia noite a espera do papai Noel, era um bando de criança, somos 4 filhos mais muitos primos e tios, da pra imaginar, era uma tremula alegria quando ouvíamos a 5batida oca na porta com aquela voz grave
    - “tem criança na nesta casa”
    E minha mãe respondia ao então suposto papai Noel, seu irmão, meu tio
    - Quem esta ai?
    Ele do outro lado respirava alto dando um tom de cansaço, entre gemidos, tudo para ser mais lento ainda
    _ Ah... Minha filhinha abre logo esta porta estou cansado, já venho de longe e trago um saco cheio de brinquedos.
    ...
    KKKKK, agora vc imagina que saco mesmo, pq vc sabe o quanto no natal é quente no Brasil esta época do ano.
    Bem como tudo na vida um belo dia Ca mascara do papai Noel foi encontrada por nós, o que nos deixou triste, pq acreditava naquele velhinho, meu tio fazia muito bem o personagem.
    Com o passar dos anos todos foram tomando outros rumos, logo que meu irmão deixou o País. Bem e o natal?! Era o aniversario de meu irmão, nunca gostei da venda natalina, aproveitando o momento mais delicado da humanidade em que se encontram já cansado e sensível e vulneráveis pois é um final de ano, e muitas das expectativas emocionais estão ali a flor da pele. Sabe eu sou ex publicitária, fazia campanhas e sabia bem o que era necessário pra alcançar o objetivo do cliente, tempos difíceis pra mim, socialista neste meio não dura muito tempo.

    Aff , vou ficar por aqui , mas voltando o texto principal agradeço a parte que me toca, rs, mas digo a vc fazemos pare de um todo e sua existência é importante para a minha, pois nada é por acaso, não pra mim.
    Bjão minha querida Suzana e desculpe a invasão arrendar um hectare.

    ResponderExcluir
  12. 'A você que visitou pela primeira vez meu blog e ficou encantado com o encaixe das palavras. E vai continuar lendo meus textos durante esse ano que vem se aproximando'

    Se tivesses escrito esse fragmento, seria para mim. Sem dúvida. Gostei daqui!

    ps: Da uma passadinha pelo meu, coeçando agora no blog.
    ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi Su...

    Não poderia ser diferente vindo de vc...

    maravilha!

    Agradeço os momentos de encontro no seu blog, de reflexões que foram importantes para mim, das imersão necessária, do espelho emprestado, da partilha da lágrima, da dor, da alegria, da imensa generosidade..

    QUe meu carinho a alcance onde estiver num abraço muito afetuoso!

    ResponderExcluir
  14. Suzana
    Hj meu desejo é somente em agradecer por ter compartilhado seus momentos comigo.
    Obrigada e um Feliz Natal e um 2011 regados de sabedoria para obter equilíbrio no regalo da Paz.

    Bjs ADiniz

    ResponderExcluir
  15. Hoje vim com todo meu carinho, desejar a você e os seus um feliz natal e um ano novo cheio amizade, de realizações.
    Porque fazemos nossa amizade, do tamanho do nosso sentimento.
    Sentir no outro essa ternura , esse aconchego é muito bom.
    Caminhei contigo e teu ato de carinho, de importância e por ele agradeço de coração.
    E que 2011, venha abarrotados de amor, saúde, sintonia, crescimento, coragem, humildade, tolerância, carinho, respeito, livros, poesias, mais tempo, mais brilho nos olhos, mas beijos, mas abraços, mas amizades.
    Mas encontros, verdades, aproximações, entendimentos, olhos nos olhos, mais riso, menos guerras,mais amor , menos dúvidas.
    Que os dias tenham as cor do arco Iris e a noite estrelas e lua no céu, que cada um seja o conforto do outro e tente sempre ser melhor.
    Agradeço a você que foi no meu cantinho e deixou sua marquinha amiga, que significou te conhecer melhor sendo reciprocidade , porque pude te conhecer cada dia mais um pouquinho.
    Dividimos emoções, carinhos, amizade.
    Dividimos o ano que passou com alegria e conhecimento mútuo.
    Amei sua presença em minha vida e que 2011 nos aproxime ainda mais se é que é possível.
    Muito obrigada!
    Tim-Tim!

    Com carinho.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  16. Pena não estamos juntos todos os dias e noites para que ficássemos íntimos de amizade.
    Por isso coloco um pensamento do Lupo: Não queria pedir.... Mas vou. Pedir saúde, tempo e condições nesta vida para que eu possa descarregar pelo menos uma parte do peso que eu carrego. Peço por mim, mas também pelo próximo, pois sei que quanto mais leve eu estiver, mais poderei ajudar a tirar o peso do outro. ( by Lupo)
    Se nós pudéssemos pensar assim o mundo todo seria uma festa eterna todos os dias, e não, como você diz, por imposição.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Passei aqui pra te conhecer, afinal, depois de ler uma carta tão linda destinada a você, fiquei super curiosa.
    Enquanto eu estava te lendo, sabe? Fiquei pensando porque tanta gente não gosta do natal. Eu gosto e sinto que é uma epoca magica, não sei se é por causa da reunião familiar, dos amigos, da festa e eu adoro festa e adoro estar junto de outras pessoas. sei lá. Deve ser por isso tudo.
    Beijos com açúcar e com afeto

    ResponderExcluir
  18. http://cartasemselo.blogspot.com/2010/12/menina-e-seu-medo.html


    Queridos,

    No endereço acima há uma carta para mim. Estou aqui, sentada diante do computador, com os olhos embaralhados, com vontade de chorar meus choros presos, estancados. Eu queria chorar tudo o que tenho direito e eu bobamente acreditei, quando me disseram, que chorar não faz bem. E por isso fui, ao longo da vida, engolindo meus choros. Então faço assim, choro e ainda digo que chorei, porque chorar faz bem, sim, alivia o peso d`alma.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. E tocou mesmo, eu li o texto como se fosse escrito só pra mim e mais ninguém, essa é a mágia né, cada pessoa pega no ponto de uma forma.

    Suzana querida, eu volto e volto sempre, sempre voltarei, feliz por ter te achado por aqui, teus textos me enriqueceram de tantas formas em tantos momentos estive por aqui. um natal feliz com minha nova amizade.

    tenha você e sua familia um lindo natal!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Suzana,
    Muito eu queria dizer o quanto sinto por si, mas faltam-me as palavras. Fica, no entanto, o registo de que foi das pessoas que maior prazer me deu descobrir na blogosfera.
    Desejo-lhe tudo de bom, independentemente de ser Natal.

    beijo :)

    ResponderExcluir
  21. A você, que nos encanta neste belo espaço, que mostra seus medos e desejos, que de nada tem de virtual, desejo não só um bom dia de Natal, mas uma vida de renascimentos e amor, muito amor. Natal é todo o dia, quando olha-se para alguém e consegue amar.

    Obrigada por trazer-te pra cá. És um presente para todos que por aqui passam.

    Um grande abraço,

    Isa.

    ResponderExcluir
  22. A você, um belíssimo 2011.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  23. A vc, minha menina, que tantas vezes me emocionou com seus posts, com suas palavras bailarinas, às vezes tristes, às vezes faceiras, mas sempre obras primas, correntes d'água cristalina que saciam a sede da alma, iluminam minhas sombras, enternecem meus dias, e provocam emoções. A vc, Suzaninha, meus abraços e desejos de que seu ano de 2011 venha na medida para vc realizar todos os seus planos e sonhos, e ainda lhe traga surpresas e mimos.
    Pra mim foi uma honra e um prazer conhecê-la e compartilharmos impressões e sentimentos.
    Espero continuarmos juntas por muito tempo nessa blogosfera.
    Beijokas e meu carinho.

    ResponderExcluir
  24. Suzana, minha flor.

    No meu coração, você sempre ocupará um dos lugares mais bonitos.
    Você é uma das pessoas mais verdadeiras que conheci aqui, e eu gosto demais de pessoas assim.
    Sabes bem o quanto eu te gosto, e isso é pra vida INTEIRA.

    Um beijooooooooooooo!!

    ResponderExcluir
  25. Ahhh que graça Suzana.

    Que este restinho de ano, seja formada por muita Paz, Amor, e muita união para você.

    lhe convido. a visitar o meu blog.
    www.iandeee.blogspot.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Como sempre é um prazer entrar em seu blog.
    Durante este ano, você presenteou, a mim e a todos que aqui entraram,com textos deliciosos, intensos, alguns fortes, mas todos eles sublimes.
    Muito obrigado.
    Muita paz, muita luz.
    Alex

    ResponderExcluir
  27. Po, eu vi o texto da Néia ( q eu adoro tanto), fiquei toda entusiasmada p conhecer o seu blog. E que triste, vc está de férias!!! Então fico esperando o retorno. Rs. Bjos e fica c Deus. Muita paz p vc tbm, saúde, amor.

    ResponderExcluir
  28. "a você que preencheu minhas lacunas, equilibrou meu desequilíbrio tolo"

    ta aí, um texto digno de fim de ano.

    ResponderExcluir
  29. Suzana,


    Há textos que eu queria ter escrito, esse é um!


    ... aqui é maravilhoso vir depois, aqui eu acredito que a festa continua, que a festa é agora... .. que a festa é já já... ...que o relógio não determina a hora nem o dia exato do brinde à vida!

    Um abraço enorme, Marluce

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.