domingo, 12 de setembro de 2010

CÓDIGO DE BARRAS

ilustração, R.Meneghini


Eu não ando por aí de chita e chinelão.

Não nasci para vestir uma canga branca e ganhar o mundo carregando uma sacolinha, vivendo da bondade alheia e elevando o meu espírito. Admiro estas pessoas, que abandonam os bens materiais, seus castelos e principados para buscar o nirvana. Creio que até as invejo. Há momentos em minha vida que eu gostaria muito de fazer isso. Pegar a sacolinha e partir.

Gosto do poder do dinheiro, de possuí-lo e com ele satisfazer as minhas necessidades e também as desnecessárias vaidades humanas, mas isso é acessório, acompanha o principal, mas não é o principal .

Odeio todos os "sites" de relacionamento. Já tive Orkut duas vezes, não tenho mais, para nunca mais. Tenho Facebook, mas apenas suporto aquilo, vou pouco lá. Tenho Twitter, e até hoje não sei para que serve. Tenho MSN, poucos contatos, não dou o endereço para ninguém e pouco vou lá. Para mim, ótimos lugares para se disputar quem tem mais amigos, postar fotografias da última viagem e não responder aos amigos uma pergunta simples.

Sou estranha. Se eu entrar no seu carro, não me pergunte depois se os estofados eram de couro ou não. Não me pergunte a marca do carro e muito menos o ano. Não me aponte aqueles carros conversíveis, pois eu vou olhar com desdém. Ferrari para mim era o sobrenome do amigo do meu pai.

Mas eu não viveria numa "motorhouse", cortando os EUA. Gosto de casa fixa. Gosto da certeza do meu endereço, pois já basta a mim, o tanto que minha mente vagueia feito balão se soprar.

Não gosto de copos e talheres de plástico, pratos de papel. Faço questão de beber as bebidas em seus copos apropriados. Não me sirva em copo, vinho, café... cerveja no bico. Aprecio cristais, toalhas finas, brancas, estendidas para um banquete e uso tudo o que tenho. Há pessoas que guardam certos objetos para "ocasiões especiais", dias de festa. O dia da festa para mim é hoje, a hora é agora. Dizem que eles quebram, os cristais, e as toalhas mancham com o vinho derramado, mas e eu, e eu que me quebro também, todos os dias, e meu corpo que se marca, mancha-se, corta-se e  costura-se, e ele?

Hoje, uso taças de vidro. Nego-me a possuir o que já tenho, mas que se encontra guardado em caixas, numa sala solitária e fria em Nova Lima, que empoeiram e ninguém olha, nem mesma eu. Guardei coisas de valor material para um dia usar, pois nem sempre podemos carregar tudo o que queremos. Guardei um pedaço grande da minha vida em papelão, e nem sei se um dia vou resgatá-lo, pois, perdi as pedras que caprichosamente levava nos bolsos. Larguei os cristais, livros, os belos quadros, fotografias em papel, as porcelanas e os torrões de amargura e dependência lá.

Adoro aquelas lojas que vendem coisas para se montar um salão de beleza. Foi uma das primeiras lojas que procurei quando cheguei na América. Sou atraída por elas feito agulha para o ímã. Compro mais esmaltes que preciso ter. Hidratantes, maquiagem, coisas pequenas com tantas finalidades que me perco nas instruções. E uso tudo, até acabar. Sinto prazer em vê-los terminando.

Não gosto de quebrar unha e de sujar as mãos. Odeio ficar na fila para almoçar ou jantar. Não, eu não odeio, apenas não fico. Procuro outro lugar. Odeio que me apressem, já sou apressada por natureza. Qualquer coisa além é aberração. Mas, meu passo é calmo, lento.

Meus três relógios de pulso são velhos. Um deles já debutou. Nunca tenho mais de dois frascos de perfumes. Em compensação, tenho mais sapatos que a necessidade de andar por aí e mais bolsas que meus braços e mãos possam suportar.

Gosto de pão e água, considero um manjar, mas não dispenso caviar e sei a diferença entre as ovas do esturjão e as torradinhas.

Vivo intensamente, até exagero. Não perco meu tempo, só se for para comigo mesma, eu e eu. E não gosto que me deixem esperando, pois eu não deixo ninguém a me esperar, se não chego na hora, chego cinco minutos antes.

Odeio gente que cola em mim. Gosto dos ares da liberdade que me deixam flutuar, uma pessoa agarrada só atrapalha o processo. E odeio gente que tenta me usar. Não uso pessoas, só uso coisas. Odeio aquela gente tola que pensa poder me manipular, subir na minha energia (tão dificilmente equilibrada) para alcançar algo. Definitivamente, não sou escada para ninguém.

Se eu quiser, se eu cismar, faço-me degrau, escadinha, pezinho... o que for para o outro. Mas, só se eu quiser, e as regras do uso, eu as dito.

Respeito lugares sagrados. Repeito a fé do outro. Respeito diários alheios. Sou uma pessoa que pode ir e voltar, voltar e ir na sua vida, mas jamais ofenda o meu pedaço sagrado, pois, nesse caso, não há volta.

Gosto de livros e revistas questionadoras, mas não dispenso aquelas fúteis. Porém, não sigo moda, não sigo padrão, tendência. Minhas roupas são a extensão de mim mesma, talvez por isso eu goste tanto de saias e vestidos, pois, no meu passo manso, eles balançam ao vento. Gosto daquela confusão de pernas e saias ao sair do carro. Gosto de roupas que revelam o que sou e não que me escondam ou me mostrem diferente.

Não tolero nem coisas e nem gente falsa. Uma pessoa falsa, um perfume falso, uma bebida falsa, um amor falso não deixa nem cheiro depois que passa. Talvez, dor de cabeça.

Ah! eu não olho os bancos de um carro, mas reparo os calçados das pessoas.

                                                                 Suzana C. Guimarães



30 comentários:

  1. Suzana
    Código de barras.
    Te imaginava quase do jeito que se descreveu.
    Isto transparece nos seus textos, nos seus comentários.
    Não gosta de futilidades.
    Não gosta de falsidade.
    Não gosta de elogios gratuitos.
    Não questionem sua inteligência e sensibilidade.
    Não se contenta com o pior
    Sabe que pode ter o melhor
    É educada, culta
    Sabe ser delicada, e é.
    Gosta de coisas finas, de qualidade.
    Mas não é materialista
    Perfeccionista
    Tem senso estético
    Aprecia o belo
    Gosta de conforto, tranqüilidade.
    Gosta de ter os pés firmes ao chão.
    Cultua o corpo e o espírito.
    Como forma de cuidado e aprimoramento.
    Tem estopim curto.
    É incisiva nos seus quereres.
    Respeita e o aprecia... exige.
    È inquieta e questionadora
    Inteligente e perspicaz.
    É... você tem código de barras.
    Artigo de qualidade
    permanentemente em aprimoramento
    E sem prazo de validade!

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Su!

    Vou dizer o que???

    Esse queridooo ai acima, disse tudoooo!

    Realmente, você é um artigo de qualidade amada.
    Muita!!!!!!!!!

    Abraço apertadoooo!

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar...
    Post maravilhoso!
    Transparente, sincero.
    Sem entrelinhas,
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ah, adorei o seu codigo de barras. algumas coisas sou bem parecido com vocês, em outras totalmente diferente. mas adorei o jeito que você descreveu nesse texto. muito lindo.

    ResponderExcluir
  5. Sabe... creio que seja
    uma dadiva
    pensar assim.
    è bem certo que atrai o dioa do mundo.
    mas que seja.
    Ninguem fa znada por ninguem.
    Nem esta interessado se
    estamos
    sendo francos, passam por cima com tudo.
    Em dois momentos da vida entendi que tinha que pensar frio ,pensar da minha alma e corpo quentes:
    1- Se não mostrarque é boa de fato,passo por cima de voce.( passei um inferno ,mas fiz engolirem o dito porque sou boa mesma)
    2- Não pense que suas lagrimas me dizem algo(sequei na hora e nunca mais deixei que essa pessoa me visse chora,mas a fiz chorar varias vezes).
    Adorei o post.
    Viva Verdade!
    Agua fria na cara...
    de quem não é assim!
    Adoro!
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  6. Muito booom!
    Adoro ler quando as pessoas se descrevem.
    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. É,quem já experimentou caviar nunca se contenta com torradinhas.
    Vc tem um DNA bom!
    Bj Blue

    ResponderExcluir
  8. UAU ;O Acho digno quem assume e admite que tem um codigo de barras como essencia em teu sangue haha Mas acho lindo quem vive de canga, chinelo e bondade alheia rsrs.. Sei la, estilos de vida diferentes, todos sao validos. O meu é o do codigo de barras, com certeza ;) beijao querida

    ResponderExcluir
  9. Gostei, Suzana!

    E mesmo que você me dissesse que não é nada assim, que isto não é um post confessional, eu continuaria gostando da mesma maneira. O texto é muito bom porque é muito bom. Pouco importa se o eu que está na berlinda é real ou uma personagem. Garantido está, sem dúvida, que o autor é tão bom ou melhor que este eu real ou imaginário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hei, moça! Como me identifiquei com seu código, provavelmente o meu deve ter umas linhas mais finas e outras mais largas, mas bem parecido com o seu...rsrsrs

    Muito corajosa sua identificação aqui no seu espaço, e muito bonita é você.

    Beijinho e linda semana pra ti. :)

    ResponderExcluir
  11. Lê-se e gosta-se. Pudera, quem não gosta da genuinidade?
    Você, Suzana, é daquelas pessoas que deixa sempre a sua marca porque não gosta de se sujeitar a modelos. É autêntica. E, além disso, tem uma característica rara: gosta de pensar pela sua cabeça.
    Ainda bem.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  12. Somos únicos. Mas com alguma coisa em comum (lembrei-me de uma velha propaganda de cigarro).

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  13. o nirvana para mim, só o de kurt cobain...rs
    adorei seu texto, confesso que temos muito em comum!
    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Menina, que perfil encantador!
    A verdade que grita nestas linhas é a verdade que gosto de encontrar nas pessoas...
    Belíssima!

    ResponderExcluir
  15. Excelente!
    Cada passo um vintém, na mala roupa e channel, no corpo Prada, na boca o beijo, na mala uma aventura, um parque de diversão, uma cama king size...
    Tens tantos sacos como mil braços, tantos braços como Maria-café e no entanto, comer caviar é preciso quando temos paladar delicado.

    É bom sermos gente, sermos nós, quem quiser aceitar aceita, quem não quiser tem bom remédio, coma pão com água a vida inteira, não faz mal e é bom para a diarréia!

    Excelente blog

    ResponderExcluir
  16. Que seda rasgada em palavras... maravilhaaaa... me assemelho muito a TI... que sorte a minha.. que sorte a nossa com almas assim... tão repletas que mal cabem em si... e tem o cheiro doce do que é real e pleno... do que sabe-se: É ORIGINAL.

    Um beijo.
    Obrigada.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  17. Hum... Saquei! Recado dado. ;)

    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  18. Sabe Su, eu espero um dia ter a sorte de encontrar no meu caminho um Dr. J.
    Felizmente eu tenho pessoas ao meu redor que me amam, me cuidam e me dão atenção, mas infelizmente nunca estamos contentes o bastante.
    Me falta um alguém. Alguém que ouvisse as mesmas músicas e comentasse sobre o que acha. Que parasse lá no morro alto da minha cidade pra ficar admirando a lua. Que me escutasse. Me escutasse. Me escutasse e principalmente me intendesse.
    Sinto falta de um alguém que acho que ainda não conheço e nem sei se um dia vou conhecer.
    Ahh, não deixe de fazer aquele pontinho especial brilhar no meu mundinho :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Emili,

    Dr.J, Dr. Jorge Paprocki, médico psiquiatra, vivendo e trabalhando em Belo Horizonte... Dr. J, o meu eterno médico, o para sempre lembrado, inesquecível, insubstituível... Deus colocou toda aquela sabedoria ao meu dispor. Sou obra dele, pronta e acabada. Saudades, saudades dele... ai minhas lágrimas... eu iria àquele consultório até o último dos meus dias.

    Suzana

    ResponderExcluir
  20. Sensacional !
    Concordo com tudo que postaram !
    É delicioso ler seus textos, eu adoro!
    beijos !

    ResponderExcluir
  21. Temos muito em comum. A rigor, sou uma espécie de filantro-misantropo.
    GK

    ResponderExcluir
  22. Suzana..
    dá uma olhada no novo visual lá no blog ^^
    beijos coração ;)

    ResponderExcluir
  23. Disse tudo pra quem está neste
    emaranhado, e o básico pra
    quem tem a mesma visão.
    gostei dos "calçados"..

    bjos)

    ResponderExcluir
  24. Suzana,
    mudei a maneira de comentar lá pra vê se vai melhorar.
    Fiquei hiper feliz em receber teus emails.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. INTEIRA.Gosto disto.
    beijos,
    Bia...INTEIRA e 100%.

    ResponderExcluir
  26. Doce Suzy. Eu nem falso amigo ou amigos de Peniche como nos ca dizemos, eu suporto, sou católico com formação Teologica, mas respeito os outros e as outras religiões. Vou dizer uma coisa mas desde Ja te peço desculpa, código de Barras, Tu és um artigo fino não precisa desse codigo isso usasse nos artigos que não prestam mulher não precisa de codigo de barras, mulher para mim é fina mesmo que se gordinha.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  27. Absolutamente delicioso... vc é deliciosa, teu jeito, tua prosa, tua capacidade de escrever, de criar e de encantar quem te lê.
    Aaiii!!! Tava com saudades daqui. E, sabe, vir aqui é um prazer.
    Muito bom, Lily, e que bom que te sigo.
    Beijokas,

    ResponderExcluir
  28. Ei, Suzana...
    Adorei a citacao do motorhome.... :D
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Eu não vi esse texto antes!!!!

    BRAVO!



    Lembraste-me de Clarice

    "Decifra-me, mas não conclua. Eu posso te surpreender."

    Clarice Lispector


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Dr. J não te fez. Você é o que você é. Essa é sua essência. A única coisa que Dr. J fez foi trazê-la de volta quando você a perdeu. Mas ninguém faz ninguém, apenas ajuda a ser.

    Fantástico!!
    Fantástica!!
    Saudade de comentar aqui...

    Beijos

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.