sexta-feira, 30 de julho de 2010

MENTIRA insistida, VERDADE inventada

                                       Suzana Guimarães


Um homem, que não prefiro mencionar o nome, um ser que maculou para sempre a alma da humanidade, dizia que uma mentira repetida centenas de vezes, tornava-se uma verdade.

    
Quando você mente para o seu avô, seu pai, seu filho, você mente e permanece leve em seu caminho. Essa mentira não o acompanhará. Ela ficará com o seu avô, com o seu pai, com o seu filho.

    
Quando você mente para si mesmo, você se sente temporariamente leve. Mais tarde, ao se deitar para dormir, ela, a mentira, deita-se com você, apaixonada, ela lhe dá amor, enlaça longos dedos em seus cabelos, eternamente enamorada. Você se agita na cama, o sono perturbado lhe incomoda, mas é apenas ela que insiste em lhe agradar, quer se fazer lembrada, e, para isso, relê para você histórias antigas. Pela manhã, ao se levantar, você se olha no espelho do banheiro e a vê sorrindo no reflexo brilhoso. Você come um sanduíche e ela lhe sorri, abraça um corpo, e ela lhe sorri, dirige o seu carro e ela lhe sorri. Ela é a sua mentira insistida mil vezes. Ela agora é a sua verdade. Ela grudou em você, no seu corpo, em sua alma, ela precisa apenas ser respirada. Ou você a inspira e a expira carinhosamente ou ela o devorará até o resto do fim dos seus minutos.


                                                    VAI


Vai...


Saia por aí
Falando mal de mim
Eu sempre estou,
Eu sempre espero,
Eu sempre fico,


Eu sou assim.


Eu sempre fito.
Eu sempre quero.
Eu sempre rimo.
Vai...
Saia de mim.
                                 Suzana Guimarães

5 comentários:

  1. Realmente, como uma mentira muitas vezes passa a ser uma grande verdade.
    Talvez uma proteção, um escudo pra gente.
    Essa mentira, é a minha VERDADE.
    Mas, mentir pra si mesmo...é tão ruim.

    Beijoooooo Su!!

    ResponderExcluir
  2. Hj, Lily/Suzana, estou meio lerdo nas interpretações e leituras, quero colo, cama, ombro, estou gripado, deve ter sido a chuva de quarta-feira,lembras?
    O Renato Russo diz numa música 'que mentir pra si msm é a pior das mentiras'...
    Recbi seu recado, vá ver o mar, vá se energizar, o mar tem esse poder. Um amigo, Silvío, já falecido de SP, dizia-me que se ele morasse aqui, na minha Ilha, se tornaria mais marinho, mais misterioso...e ele morreu sem vir ver esse mar, na mesma semana que tinha comprado as passagens, pq eu morei em sp por 3 anos e seis meses depois ele viria...mas pq estou dizendo/contando isso?
    Deixei um post a pouco, me fizeram uma pergunta ontem e não soube responder e nem tenho as respostas ainda, mas serei tudo que disse nesse post esse fim de semana!
    Volte na segunda...vc já é muito querida! bjs, cate conchas na sua praia...

    ResponderExcluir
  3. Já que se referiu a Goebbels, vc leu "1984"? Em caso negativo, faça isso!
    GK

    ResponderExcluir
  4. Engreçado... estive pensando nisso esses dias...
    e percebi q mtas de minhas verdades, foram um dia muitas de minhas mentiras... hj, nao sei dizer se as inspirei, as demoli ou se as ignorei... sei q sao verdades... por enquanto...

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era pequena achava que a mentira era a nossa essência porque sempre ouvia as pessoas dizendo "mentir é feio" mas me pediam pra dizer que não estavam quando estavam, para não que não tinha gostado do bolo sem gosto para não magoar o outro. Era mentira e ponto final. Mas fui crescendo e descobri que a maioria das pessoas não gostam da verdade. Prefere a mentira porque não as assusta, nem atormenta de verdade. Elas sabem que são mentiras, mas acreditam nelas como se fossem verdades.
    Eu sei que o sentido do seu texto é outro, mas é como você mesma disse: ela embala, conforta e te faz companhia e te convence, então fica mais fácil passar a navalha na carne se o espelho te diz "fica calma, você é linda". rs Ainda que o reflexo seja monstruoso.
    bacio

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.