sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O DESTINO DAS COISAS

(fotografia, por SCG)
 (Um texto de Robson Ezequiel)



"Imagine o seguinte; Alguns milhares de anos após o big bang as primeiras estrelas que surgiram ( chamadas de estrelas de primeira geração) eram formadas quase que na sua totalidade de hidrogênio ( não havia outra coisa no universo além de hidrogênio e hélio, ou seja a tabela periódica era bem mais fácil de se decorar) essas estrelas super gigantes brilharam no universo como faróis na escuridão iluminando o universo recém-nascido...


Um dia essas estrelas explodiram em supernovas fazendo germinar nas suas redondezas novas estrelas que por sua vez também chegariam ao fim da vida...e assim através desse processo novos elementos foram se formando no núcleo dessas estrelas...


Um dia em algum canto desse universo essa nuvem de restos de antigas estrelas mortas se condensaram novamente para formar uma nova estrela e dessa nuvem surgiram proto planetas que ainda giram no mesmo sentido dessa nuvem primordial...


Quis o destino que nesse sistema planetário as coisas se equilibrassem e a natureza de forma bastante caprichosa colocou os gigantes gasosos com maior influência gravitacional mais afastados da estrela mãe para assim servir de escudo de proteção para os planetinhas que se formavam no interior e mais próximo a sua estrela, dessa forma os planetas interiores estariam a salvo de grandes colisões com cometas e meteoros....


Um dia, um enorme corpo se chocou justamente com o terceiro planeta desse sistema e do sistema caótico desse choque surgiu após alguns milhões de anos seu enorme satélite...


Após intensa explosões cósmicas que irradiaram sob esse sistema quantidades enormes de radiações gama que junto de moléculas primitivas que estavam em cometas e asteroides que “mais uma vez” por capricho colidiram com o terceiro planeta que há essa altura já tinha bastante água, e com sua condição climática que bombardeava esses oceanos com chuvas de elementos como metano... surgiu a vida !


Se não bastasse tudo isso a forma de vida inteligente que surgiu nesse planeta desde o inicio da sua história fez guerras e teve também doenças que com tempo foram melhorando mas nem tanto...


Sexta 17 de setembro


Hoje você tá aqui lendo esse blog e carregando em seu sangue o ferro (taí o motivo dele ser vermelho) gerado lá naquela nuvem que formou nosso sol...e eu te pergunto: foi fácil chegar até aqui?


Você não imagina o numero de coisas que poderia dar errado e pra ser sincero muitas deram, mas o que importa é que você tá aqui.


O que importa é que alguma coisa deu certo e ainda podemos nos encontrar e fingir que não estamos sozinhos nessa imensidão, no meio de tanta gente e de tanta coisa, só assim fica fácil entender o amor...buscar no outro esse calor para justificar nossa existência nessa viagem que fazemos pelo cosmos.


Por isso mesmo que eu digo a você para amar bastante, ame com força, se alguma mulher mexe com você pare o trânsito por ela sem pensar no depois...beije-a como se só fosse dessa vez! Você pode não ter outra chance. Pense que no meio de todo esse caos que contei vocês se acharam e isso não pode ser por acaso... se existir algum plano nisso tudo...esse plano inclui vocês dois juntos pra sempre ou por duas horas, tanto faz , nessa escala das coisas vocês também são como estrelas cadentes destinados a cair no esquecimento...então meu amigo viva e ame!


Visto por esse lado você no meio de tanta gente de tanta coisa de tantas épocas está aqui agora, junto de mim, do seu vizinho, do jornaleiro, estamos nesse momento morando mesmo que de passagem nessa casa que é nosso planeta. Portanto não acredite que exista acaso, se você ama alguém ela está aqui por você! Como disse, não interessa se só por hoje ou para o resto da sua vida.


Não estou justificando a existência do amor, isso muita gente já tentou e errou. Estou dizendo que aqui, agora é o seu momento, se quer alguém busque, se está com alguém dê o seu melhor, as coisas acabam e na escala do universo não interessa o que você faz ou deixou de fazer, ele seguirá seu curso de expansão indiferente a tudo e portanto não devemos nos preocupar com detalhes idiotas como se você vai ou não parecer ridículo se fizer aquela declaração ou levar flores para ela no trabalho...as coisas estão aí para isso.


Nesse redemoinho de existências ninguém sabe nada! Por isso aquela mulher linda que você viu no metrô hoje pode ter sido a pessoa da sua vida, e você deixou ela escapar? Tudo bem! Como disse nesse redemoinho não temos para onde fugir, amanhã você esbarra com ela de novo pode apostar!


O que quero dizer é que duas pessoas se encontrarem nisso tudo é a coisa mais especial que pode te acontecer, e a ela também! É o milagre da natureza que nos criou do caos da destruição de estrelas, que precisaram morrer para um dia em algum momento você meu amigo, encontrar aquela mulher linda no metrô! Viu? Como uma simples coisa como essa não pode ser tão trivial? Não deixe que a rotina das coisas tire de você a visão da real importância das coisas simples, achar alguém, no metrô, na rua, na fila do banco...é a coisa mais sublime e bonita que pode te acontecer! Agora, quando você esbarrar com alguém que lhe chame a atenção simplesmente diga isso a ela e seja feliz."


                                 Um texto de Robson Ezequiel


                                         http://horizontedoseventos.blogspot.com/




O sinal de que a gasolina do meu carro estava acabando começou a apitar. Senti um frio na barriga. Ia ter que parar meu carro num posto de gasolina e colocá-la eu mesma. Aqui, onde vivo, não existe  "frentistas". O posto tinha oito bombas. Escolhi a oitava por causa do número, tenho cisma boa com ele. Não fui feliz em minha empreitada, a bomba número oito estava com dois defeitos, mas eu sequer imaginava. Fiquei enlouquecida. Eu já havia pago a conta e não estava sabendo lidar com aquela máquina. Não sou uma pessoa paciente, não gosto de lidar com aquilo que não entendo, não gosto desse tipo de situação e meu Inglês é péssimo.

Desesperada, vi um carro parado na bomba número sete, atrás de mim. Vi um homem olhando-me . Gritei: "Can you help me?", querendo morrer ali mesmo.

Ele, calmamente, respondeu: " É claro que eu posso ajudá-la".

O som da Língua mãe entrou em mim como se viesse de muito longe, deslizando, infiltrando-se em minhas entranhas, parecia um som conhecido e me senti calma, meus pensamentos voaram para além do meu entendimento. Gastei segundos que pareceram horas e voltei no tempo, enquanto ele se aproximava. Ele havia visto uma pequena bandeira do Brasil no traseira do carro e ouviu palavras soltas que pareciam ser em Português, enquanto eu falava ao telefone celular. 

Bom, ali foi o começo de uma grande amizade. A bomba de gasolina tinha dois defeitos e o meu "anjo da guarda" gastou tempo ajudando-me.

Hoje, pergunto-me: eu tinha que parar o carro justo na bomba com defeitos? Ele tinha que parar o carro dele atrás do meu? Ele tinha que ser brasileiro?

Não se deve procurar respostas, apenas aceitar, isso nos faz mais felizes.


                                                                               Suzana

20 comentários:

  1. Suzana,

    Depois desses textos repletos de verdades que a gente por insistente ignorancia teima em tentar explicar, não dar credito, relevar, só tenho um comentário a fazer:

    Amém!


    bjos

    ResponderExcluir
  2. O enquadramento é totalmente credível, direi mesmo apaziguador...
    Agora falta o mais difícil: manter a chama acesa, não deixar que ela se apague.

    Muito bem, Suzana!

    beijo :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de sete. O cabalístico sete. Ímpar.
    E acredito que coincidências boas são espécies de energias que conspiram a nosso favor.
    Quando estamos sintonizados conosco, alertas - 'orai e vigiai' -, sempre surgem 'anjos' no nosso caminho.
    O mais belo dessa história foi você perceber o anjo em um instante que parecia corriqueiro. É nesses momentos, como bem diz o Robson, no texto antes do seu - momentos simples, que tendemos a deixar passar despercebidos - , que muitos e muitos anjos dão suas encostadinhas em nós e nos deixam suas pitadinhas de carinho, de ensinamento...
    Agora, pra mim, você e Robson são dois anjos.
    Levo flores daqui!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    O texto do Robson é tão impecável, quanto o seu e fala de coisas que acredito muito.
    Sempre tento tratar as coisas pequenas ou grandes da mesma forma, ou seja, com total zêlo. Todas as pessoas e situações que cruzam nossos caminhos são importantes, pra que possamos, não entender, mas sentir nossa humanidade.
    Por iso, minha amiga querida e sempre presente, eu te desejo dias lindos, com todo meu coração.

    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Voltei pra dizer que achei a foto escandalosamente linda!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Suzana, Bom diaaa

    Antes de tudo quero dizer que gostei muito de tudo que li e de fato concordo com o Robson.
    Não acredito no acaso pois percebo bem o equilíbrio cósmico e o seu funcionamento e por essa mesma razão sei que o pensamento tem grande força da comunhão de idéias, unindo ou mesmo separando. O pensamento é um fluido energético solto pelo universo onde o corre a lei da atração, a simbiose, por isso a frase: “universo conspira a nosso favor”
    Pensamento é ação de constante movimento em construção do futuro.

    Coisa boa são os anjos de guarda, rs, adorei te ler.
    Bjinhos em SolM a vc.

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzana! Tudo bem?

    Que bacanas, esses dois textos! E o mundo, realmente, é muito pequeno mesmo. Quando menos esperamos, esbarramos em alguém especial, seja no amor, na amizade ou profissionalmente.

    Sensibilidade é um exercício, e a melhorando vamos captando esses recados que a vida vai colocando em nossa frente.

    Bom estar aqui!

    Um abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Lindooooooooooooooos, fantasticos *-*

    ResponderExcluir
  9. gran verdad... es solo ser felices....

    saludos
    abrazos

    ResponderExcluir
  10. Lily; Adorei os textos, como ves quando precisamos de ajuda aparece sempre alguém para ajudar.
    Beijinhos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  11. fade/destino
    não existem coincidencias
    é fato.

    ResponderExcluir
  12. Amei teu texto.
    Deus é mesmo maravilhoso e nos encaminha no momento exato para tudo.

    Bjinho, passendo no teu cantinho gostei muito.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  13. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    SUZANA

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  14. Oi, como vai você?
    Hoje passei pra conhecer e deixar dois convites.

    Conheça “duas casas” produzidas por mim:
    Blog: JORNAL AFOGANDO O GANSO/
    http://afogandooganso.blogspot.com/
    Site: GUARÁ MATOS blábláblás e afins/
    https://sites.google.com/site/blablablaseafins/

    Lhe sou grato e partir dessa aproximação, criaremos mais um vínculo de amizade e interação.
    Abraços,
    Guará Matos.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto e os encontros que a vida nos proporciona. Gostei muito de te encontrar passeando no Delírio da Bruxa, você tem um rosto conhecido pra mim. Sei que você não pode falar o mesmo, enquanto eu não deixar essa mania de querer ser um mangá, mas eu sinto que vai passar rsrs
    Beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Sou alguém que conheceu o inferno das drogas, que fez alicerce e morada nesse lugar. Sofri todos os horrores, ou boa parte deles e hoje me encontro limpa, sem drogas, mas consciente que tenho uma doença, sem cura, progressiva e fatal. Não tenho um intuito específico escrevendo isso, não estou procurando criticas, conselhos ou julgamentos, sou conhecedora da causa que escrevo, não há teória. Sou apenas mais uma com vontade de colocar pra fora todos os bichos da minha história.
    http://vidadeumaexd.blospot.com/

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Há muito a desaprender, muito a lembrar, e muito a descobrir. Mas o objetivo é claro, o amor incondicional nesse tapete cósmico da vida. Estamos todos atados, de modo que seja o que acontecer a um afeta o outro. Essa dimensão é inseparável.

    Gratidão sempre, consciencia planetaria.

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Suzana,

    Eu fiquei pensando tantas coisas lendo esse texto.
    Sobre encontros, desencontros, coisas que acontecem na vida da gente, que TEM que acontecer.
    Não acredito em acaso, pra mim, tudo esta escrito, traçado, e esses encontros e coincidências da vida, tem sempre um objetivo, um porque, alguma coisa que vem pra acrescentar.
    Quanto ao fato de dizer HOJE o que a gente sente, as vezes é tão dificil na prática.
    Mas a gente tenta.
    Mas, quanto ao anjo da bomba de gasolina (Achei lindaaaaa essa história), de alguma forma ele tinha que estar ali.
    Conclusões que a gente chega, entende (ou não), mas que se perpetuam.
    Num planeta de zilhões de estrelas - pessoas -, tem as estrelas que a gente escolhe. Acolhe.
    Não foi a toa, que entre os zilhões de estrelas, uma das minhas preferidas se chama Suzana.
    Como explicar o fato de uma pessoa entrar na vida da gente, e a gente abrir as portas, as janelas, a casa toda, e essa pessoa se tornar especial, essêncial, fundamental na vida da gente?
    Não é acaso, é traçado.
    Acho que tudo isso pra falar o quanto você me é especial, Su!
    A gente faz conhecidos, colegas!
    Eu fiz amigos. A de amiga, A de Amor.
    Um abraço de ursooooooooo, minha linda!

    PS: Meu número de sorte ou não, mas um número que EU escolhi desde que me conheço por gente, que tem uma ligação fortissima comigo, e eu com ele, é o 8! Coincidências? rs

    ADORO VOCÊ!
    Por toda minha vida!

    ResponderExcluir
  19. E nessas horas a gente fica pensando que o tal 'acaso' não existe. De forma alguma.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Suzana querida, nada acontece por acaso...e respondendo sua pergunta:
    sim...Lily...poucas pessoas sabem que tenho( a tatoo)...mas eu sabia que esta tatoo teria o momento certo de ser exposta!!!São as asas da minha liberdade, que me fazem VOAR!!!
    E agora vou tatuar meus dois pulsos!!Logo posto aqui em meu blog!!!Você vai amar...e depois tatuarei meu pé...SURPRESAS !!!!!

    Beijos, sua linda!

    E...já encontrou o rattinho???Ele está trabalhando muito...

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.