sábado, 5 de setembro de 2015

SOBRE TIMES

(Arquivo pessoal de Suzana Guimarães)


Desde criança, sinto-me e sou livre. Herança de pai e mãe e algo que também considero de nascença, talvez anterior inclusive à existência atual. Daí, vem alguém e me diz que devo pertencer a um grupo, a um time - parece que soa bonito para essa pessoa a palavra "time". Eu que sempre circulei entre as pessoas não importando situação alguma, qualquer que seja ela, aos 49 anos, vejo alguém, mal me encarando, disparar a imposição de separar-me em grupo, de escolher, de ser leal, fiel, eternamente grata ao não sei o quê. Diante da minha recusa rápida em profundo questionamento, ouço uma conversa desconversada como se eu fosse louca, surda ou burra.


Ei, criatura, falta você caminhar tudo o que caminhou novamente. Depois, a gente se encontra e, quem sabe, toma uma cachaça e brinda. Enquanto isso, eu continuo o meu caminho. Sou de todos, sou do mundo, sou de mim mesma.



Suzana Guimarães​


Quem me ganha sabe o porquê. Seja lógico, racional, e olha-me com amor, com certeza, ganhará lealdade, o que quiser.